Colégio Friburgo celebra sua Festa Junina, uma das mais tradicionais de São Paulo, com alegria e compromisso com os projetos sociais

Música, danças, roupas e comidas típicas, brincadeiras, fogos, fogueira e muita alegria… A Festa Junina do Colégio Friburgo, uma das maiores da Zona Sul e uma das mais tradicionais da cidade de São Paulo, foi realizada no fim da tarde e na noite do sábado, 22 de junho. Mas não foi só diversão do início ao fim. Foi também um compromisso com a educação e com os diversos projetos sociais mantidos pela escola.

Ao som do forró e do sertanejo pop de Oswaldinho & Banda, milhares de pessoas compareceram ao Friburgo. Pais e filhos praticavam a pescaria, competiam para ver quem acertava a boca do palhaço e qual cavalinho venceria a corrida nas barracas das brincadeiras montadas na quadra do Ensino Fundamental. Um pouco acima, outros faziam poses na máquina de fotos e arriscavam a sorte no bingo.

Enquanto as crianças testavam suas habilidades no touro mecânico, avós, pais, filhos, amigos, alunos, ex-alunos e a vizinhança da escola, experimentavam comidas, doces e salgados típicos nas barracas ao lado do campo da escola. Foi um dia para saborear encontros e se surpreender com reencontros de diversas gerações.

Na quadra coberta, quem comandava o arraial era o padre Arilho. Você não leu errado. Muito bem caracterizado, o professor Marcos Arilho animava as danças de quadrilha, realizava os casamentos caipiras e dava o tom às diversas apresentações feitas pelos alunos do Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio, que mostraram as tradições, histórias e o cancioneiro popular brasileiro que abrilhantaram a festa.

“Este ano, com o tema ‘Bumba meu Boi’, pudemos resgatar a tradição do festejo, inserido no contexto pedagógico dos alunos. Muita diversão com qualidade e segurança para as famílias em suas diversas gerações. E com um fundo social, já que o lucro é revertido para os programas sociais da instituição. Só tenho a dizer: muito obrigada!”
Professora Amelia Gaulez, Coordenadora de Práticas Educativas Especiais e organizadora da Festa Junina do Friburgo

Dessa forma, foram beneficiados o Programa de Educação de Adultos (PEA) e o Ensino Médio Noturno (Colégio Parâmetros). Além deles, as turmas dos terceiros anos do Ensino Médio diurno e noturno e do 9º ano do Fundamental II ficaram à frente de algumas atividades, arrecadando dinheiro para ajudar suas formaturas.

A noite foi encerrada com o intenso iluminar da lua, o crepitar e o calor da fogueira, o show da queima de fogos e a saudosa melodia da canção de Luiz Gonzaga: “Não há, ó gente, ó não Luar como esse do sertão”. Saudade maior será desses ricos momentos. Que venha 2025!

“Diante de tanta guerra e violência que têm prevalecido sobre o mundo, agradeço às famílias e pais que confiam em nossa escola. Que esse exemplo sadio e construtivo do Instituto Friburgo, por meio da Casinha Pequenina, do Colégio Friburgo e das duas Maple Bear que formam nossa comunidade possam proporcionar muitos momentos como esse. Obrigado Amélia, por sua liderança, Arlindo e Valdir, por seu empenho. E a todos os professores, alunos e colaboradores que tanto batalham. Essa é uma festa raiz, típica da nossa história brasileira. Na qual, os alunos apresentam a riqueza e a diversidade de seu aprendizado. E por meio da qual, os projetos sociais, a Educação de Adultos e o Parâmetros venham dar ainda mais frutos.”
Ciro Rodrigues de Figueiredo, Diretor-Geral do Instituto Friburgo