Ensino Médio

É nesta etapa que são desenvolvidas as habilidades já adquiridas ao longo do Ensino Fundamental. As disciplinas do Ensino Médio são voltadas inteiramente para as necessidades atuais do aluno, ampliando o desenvolvimento do papel do estudante consciente, com a prática do espírito crítico e criativo. Também proporcionam seu amadurecimento por meio do sentido de organização e de seus métodos de trabalho.

As disciplinas da Base Nacional Comum deste período são: Língua Portuguesa (Gramática, Redação e Literatura), Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Artes (Visuais/Teatro).

Já as disciplinas da área diversificada, tão valorizadas pelo Colégio Friburgo e seus próprios alunos são:

Leitura da Mídia (HP1) – as propostas desenvolvidas neste segmento do currículo têm por objetivo instrumentalizar os alunos para a compreensão e interpretação da mídia escrita, televisiva e virtual. O Projeto de HP1 se estrutura em torno de 3 eixos principais: habilidades específicas para leitura do jornal; leitura e debate de temas da atualidade veiculados pela mídia; análise e reflexão sobre as diversas mídias.

Metodologia de Projetos (HP2) – esse espaço curricular com maior ênfase no “aprender a aprender” e no “aprender a fazer” pressupõe a escolha e definição de um tema, o levantamento de seus problemas e a busca de soluções. A pesquisa e a organização ganham lugar de destaque, resgatando-se seu sentido genuíno, tão descaracterizado pelos trabalhos escolares. Na maioria das vezes os temas tratados referem-se à preservação do meio ambiente, dando amplitude à educação ambiental.

Programa de Formação para o Trabalho e Cidadania (PFTC) – com o objetivo de aproximar o aluno da prática de diversas profissões, essa disciplina apresenta diversas áreas de interesse, que mudam a cada semestre. Faz parte da grade obrigatória cursar duas por ano, porém ao menos quatro são oferecidas semestralmente, e o aluno tem a possibilidade de optar pelas que mais o interessam. Direito criminal, ecodesign, jornalismo, primeiros socorros e produção de eventos são algumas das profissões abordadas, sempre por um profissional da área que dá aulas práticas de como as funções acontecem no dia a dia.

Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)o curso prioriza a oralidade, a escrita e a interpretação de textos, dando ênfase às técnicas de leitura e compreensão de texto associadas à revisão de conteúdos gramaticais, visando à preparação para o vestibular.

HORÁRIOS
Manhã: 7h20 – 12h50 | Tarde: 13h50 – 17h50 2x por semana