1960
Fundado pelo casal Affonso Maurício e Jacy Vívolo, no Campo Belo, tradicional bairro na Zona Sul da capital paulista, o Colégio recebeu o nome de Friburgo em homenagem aos imigrantes alemães, de forte presença na região, trazendo como conceito uma lembrança das pequenas cidades com autonomia administrativa e decisões coletivas da Alemanha, as Freiburgen.
Era uma época de movimentos inovadores da educação na Europa e na América Latina e, no Brasil, já despontavam iniciativas revolucionárias, como o promissor ensino vocacional. Nesse cenário, no auge da Ditadura Militar, que a educadora Maria Nilde Mascellani foi convidada para definir o projeto educacional do Colégio Friburgo. Na bagagem, trazia a experiência de ser a principal idealizadora dos ginásios vocacionais e, com suas propostas, contribuiu para construir uma proposta pedagógica diferenciada e uma filosofia educacional visionária.
Nascia ali a nossa Natureza do Ensino!
1978
Quase 20 anos se passaram quando, em 1978, o Colégio foi assumido por um grupo de educadores da Escola Planalto, também na região, liderada pelos professores Ciro Figueiredo, Neuza Girardi e Iracy Garcia Rossi. A fusão das duas escolas, que tinham projetos educacionais muito semelhantes, trouxe o Friburgo para seu endereço atual, na Avenida João Dias, 242, Granja Julieta. Mas mais que isso, deu início a um Colégio com princípios e valores muito bem estruturados e com uma proposta pedagógica inovadora!
1997
Após participar de uma reunião com os promotores do Telecurso 2000, em 1996, a diretora de assuntos comunitários Iracy Garcia Rossi percebeu que tinha no Friburgo a chance de criar um projeto social de qualidade e expressão. Uniu, então, professores, ex-alunos e pais e formou um grupo de voluntários que foram treinados. No começo de 1997, teve início a Educação de Jovens Adultos (EJA), que alfabetiza e educa, também para a responsabilidade, pessoas de baixa renda, dando a eles não apenas uma chance de recomeçar, mas uma consciência crítica e de protagonismo, que os permite serem agentes transformadores de sua própria realidade.
No mesmo ano, o Friburgo incorporou a Casinha Pequenina, uma escola de Educação Infantil baseada em Jean Piaget, com uma área verde rara e pouco vista na metrópole paulistana. As interações, as brincadeiras, o conviver, o fazer e o participar, compõem o material essencial do trabalho da criança com os diversos campos de experiências. Desde então, é lá que os pequenos do G1 ao 1º ano do Fundamental são acolhidos, sob esse mesmo compromisso de formar não futuros estudantes, mas crianças, únicas, talentosas e que verdadeiramente importam.
1999
Começamos a participar do Programa de Escolas Associadas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), organizado com o objetivo de criar uma rede internacional de escolas que trabalhe pelo ideal da cultura da paz, valorizando aquelas que estão comprometidas em combater as diferenças sociais, que procuram ampliar a consciência crítica de seus alunos em face dos grandes problemas da humanidade e criam uma visão ecológica sobre a conservação do meio ambiente.
2002
Foi adquirida, pelo Instituto Friburgo, uma área de 400.000 m2 na Serra do Japi, no bairro do Jacaré, município de Cabreúva, onde foram construídas as bases conceituais, legais e de infraestrutura para o estabelecimento da ESTAÇÃO NATUREZA DO ENSINO. Ali, diversos projetos, de caráter disciplinar ou interdisciplinar, na perspectiva das ciências biológicas, físicas, químicas, sociais e humanas, têm sido objeto de estudo e planejamento da escola, proporcionando a participação efetiva dos alunos num “campus avançado” para pesquisas e práticas educativas.
2010
Foi criado um novo projeto social, de Ensino Médio Noturno gratuito, direcionado a jovens de famílias de baixa renda, oriundos de escola pública. Batizado posteriormente de Colégio Parâmetros, o curso considera, além de conhecimentos acadêmicos, a construção da cidadania e recursos para ampliar o universo cultural dos jovens estudantes, permitindo maior compreensão do mundo e de si próprio. Para isso, recebem bolsas de estudos e complementam sua formação regular na escola, de forma totalmente gratuita, em aulas ministradas pelos mesmos professores do período da manhã.
2013
O programa educacional inovador de ensino bilíngue Maple Bear, do Canadá, passou a ser implantado como uma opção bilíngue para Educação Infantil e Fundamental, numa concordância de que, em um mundo globalizado, a escola como agente educadora, precisa caminhar para facilitar a fluência de uma segunda língua. Desenvolvido por renomados especialistas canadenses, o programa adota as mais atuais práticas em uso do sistema educacional do Canadá, que já foi eleito por algumas vezes o melhor do mundo.
As unidades Maple Bear Granja Julieta estão localizadas na Rua São Benedito, 898 e Rua da Granja Julieta 216.
2020
Com o avanço da pandemia no novo Coronavírus, o Colégio Friburgo se reinventou e, em março de 2020, preparou sua equipe para um ensino virtual de qualidade, com inúmeras inovações, sendo um dos colégio de São Paulo mais preparados para essa mudança.
2021
O Instituto Friburgo de Ensino Superior é inaugurado e o primeiro processo seletivo para o curso de pedagogia é divulgado publicamente.