Mediação de Leitura

O projeto existe no Friburgo desde 2001, quando a Coordenação de Responsabilidade Social e duas alunas interessadas participaram de uma capacitação realizada pela Abrinq que permitia que os mediadores levassem literatura infantil de qualidade para instituições que trabalhavam com crianças em situação de risco. O trabalho foi ampliado para novos alunos interessados, e pessoas capacitadas se tornaram multiplicadoras.

Desde 2009, o PML – Projeto de Mediação de Leitura – é coordenado por Mônica Cyrillo Blum, bibliotecária do Colégio Friburgo, sob a supervisão da Direção de Responsabilidade Social. Todo início de ano, alunos do Ensino Fundamental (a partir do 8º ano) e Médio são capacitados pela bibliotecária, auxiliada por alunos mais antigos do projeto. A capacitação é de 16 horas, e os futuros voluntários são preparados para entender o que é uma criança em situação de risco e aprendem a realizar dinâmicas motivadoras com os pequenos, selecionar livros infantis de qualidade e fazer leitura dramatizada. Mais tarde, aprendem a fazer planejamentos e relatórios sobre o trabalho.

As visitas semanais à instituição escolhida são acompanhadas pela bibliotecária e o transporte é oferecido pela escola. Atualmente estamos com 34 voluntários, e normalmente são atendidas 30 crianças semanalmente em fase de alfabetização para que tenham contato com literatura de qualidade nesse importante período.

Uma vez ao ano, as crianças atendidas são convidadas para a realização de uma atividade no Colégio Friburgo. É um momento de muita alegria, quando são realizadas brincadeiras, jogos e um grande piquenique, coordenados pelos alunos voluntários.