Fundamental I

Desenvolver as operações fundamentais do pensamento, ampliando a construção do conhecimento e aprimorando a consciência dos valores básicos para a convivência, é a nossa tarefa com os alunos desta etapa. As atividades curriculares, além de estarem em concordância com a Base Nacional Comum, permitem aos alunos adquirirem um conjunto de conhecimentos culturais e científicos de nossa sociedade, além de habilidades e estratégias para que alcancem o desenvolvimento da autonomia na busca de novos conhecimentos.

Em sua essência, o Colégio Friburgo trabalha com a perspectiva humanista, inclui em suas ações pensar o conceito de responsabilidade social e possui dois principais papéis: a formação individual/pessoal e a formação cognitiva, transformando informação em conhecimento.

No Ensino Fundamental isso é feito por meio de 4 competências básicas: competência escritora, competência leitora, competência de raciocínio lógico e cálculo mental. Com isso, garantimos a formação de um cidadão crítico reflexivo, que consiga aplicar os conceitos na vida cidadã.

As atividades curriculares abrangem as áreas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. Até o 4º ano, o conteúdo curricular é desenvolvido por meio de um professor polivalente. No 5º ano os alunos são acompanhados por dois professores polivalentes, além dos especialistas em Educação Física, Inglês, Música e Artes Visuais.

O conteúdo desenvolvido pelos professores polivalentes está agrupado nas áreas de ensino relacionadas:

Linguagem — ao mesmo tempo que amplia conhecimentos, desenvolve a capacidade da comunicação oral e escrita.
Raciocínio Matemático — contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e instrumentaliza a aprendizagem da ciência.
Conceitos e Procedimentos Científicos — desenvolvidos a partir de aulas práticas no laboratório.
História e Geografia — visa à ampliação dos conceitos de tempo, espaço e culturas.
Expressão Corporal e Artística — o caráter lúdico dos jogos, da expressão corporal e das artes contribui para o desenvolvimento da autopercepção, da sensibilidade e das potencialidades do aluno.

A partir do nosso núcleo de Artes, que inclui artes visuais, música (para Fund. I) e expressão oral/teatro (para Fund. II), pretende-se fazer uma ponte para o trabalho realizado em sala de aula, desenvolvendo a competência Repertório Cultural, referenciada na BNCC, valorizando as diversas manifestações artísticas e culturais. O núcleo de Educação Física trabalha conceitos de socialização, fundamentos do corpo e do esporte, estimulando o desenvolvimento das competências de Cooperação e Autoconhecimento previstas na BNCC.

O colégio também inclui disciplinas específicas para exploração de ações crítico-reflexivas e habilidade de pesquisa e experimentação. A disciplina Habilidades e Potencialidades 1 (HP1) pretende trazer a realidade do mundo para dentro da escola, por meio de leitura e análise de mídia feitas pelos alunos, a partir do 5º ano do Fund. I. Com isso é estimulado o desenvolvimento das competências previstas na BNCC de Comunicação, Cultura Digital e Argumentação.

Já na disciplina Metodologia de Projetos (HP2), a partir do 5º ano os alunos aprendem pela pesquisa e pela descoberta o significado do fazer. Organizados em grupos, eles recebem um tema para ser pesquisado e partem com o objetivo de buscar informações para trazer aos colegas, atribuindo sentido à construção coletiva do conhecimento.

Em Língua Estrangeira, a partir de conteúdo interdisciplinar, o aluno adquire conhecimentos específicos de outras disciplinas dentro das aulas de inglês, enriquecendo seu vocabulário. Desta forma, a língua passa a ser incorporada com naturalidade pelo aluno. 

HORÁRIO: Manhã, das 7h30 às 12h30