Colégio Friburgo investe na neurociência para revolucionar o processo de aprendizagem

Como melhorar o processo de aprendizagem e torná-la mais eficaz para os alunos? Para responder essa pergunta, o Friburgo recorreu à neurociência. Preparando a volta às aulas para o segundo semestre, o colégio está realizando o curso “Neurociências e desenvolvimento cerebral de crianças e adolescentes favorecendo a aprendizagem”, com a neurocientista Telma Pantano, Coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O primeiro encontro foi realizado na manhã da quarta-feira, 31 de julho, no Teatro Grande Otelo e reuniu os professores do próprio Friburgo, da Casinha Pequenina e da Maple Bear Granja Julieta.  Além de conhecer um pouco mais dessa área do conhecimento que se dedica a estudar o sistema nervoso e seus mecanismos biológicos, incluindo a cognição e as emoções, eles receberam capacitação para aplicar esse conhecimento no dia a dia e nas aulas.

“É um momento para que os educadores entendam algumas características do funcionamento cerebral e para que possam atuar da melhor forma com as crianças, com os adolescentes e com os adultos, entendo comportamentos e oferecendo um atendimento mais personalizado.”

Rosana Alves Moreira, diretora da Casinha Pequenina

Ao longo do segundo semestre, serão realizados mais três encontros, mas a partir de agora de forma on-line. Em tempos de grandes transformações na escola, abrir mentes é uma necessidade para um ensino moderno, que fale e seja entendido por todos.

“Áreas da ciência, como a neurociência, são aliadas essenciais do aprendizado. Nas escolas, temos os mais diversos casos, de déficit de atenção a hiperatividade e TEA. Cada aluno aprende de uma maneira diferente. Então, como é que o professor tem condição de trabalhar essa grande diversidade na forma de aprender? O caminho para o professor é o de conhecer como acontece o aprendizado e desenvolver habilidades para ensinar de forma eficaz e produtiva.”

Vera Márcia Barreto, Diretora Pedagógica do Friburgo