As atividades curriculares, desenvolvidas com os alunos do 6° ao 9° ano, são realizadas por professores especialistas e estruturadas a partir da Base Nacional Comum. Mas é com as disciplinas da área diversificada que o Colégio Friburgo mostra seu diferencial, propondo conteúdos que extrapolam o ensino convencional, restrito aos ambientes, livros e cadernos.

Leitura da Mídia (HP1)
As propostas desenvolvidas neste segmento do currículo têm por objetivo instrumentalizar os alunos para a compreensão e interpretação da mídia escrita, televisiva e virtual. O Projeto de HP1 se estrutura em torno de 3 eixos principais: habilidades específicas para leitura do jornal; leitura e debate de temas da atualidade veiculados pela mídia; análise e reflexão sobre as diversas mídias.

Metodologia de Projetos (Hp2)
Esse espaço curricular com maior ênfase no “aprender a aprender” e no “aprender a fazer” pressupõe a escolha e definição de um tema, o levantamento de seus problemas e a busca de soluções. A pesquisa e a organização ganham lugar de destaque, resgatando-se seu sentido genuíno, tão descaracterizado pelos trabalhos escolares.

Expressão Oral (6º e 7º ano) e Teatro e Artes Visuais (8º e 9º anos)
Historicamente valorizadas pela escola, essas aulas proporcionam o desenvolvimento da linguagem artística, além de ser um trabalho de constante reflexão da problemática cotidiana.

Ensino de Língua Inglesa no Fundamental I, Fundamental II e Médio

  • Fundamental II – Implementação de uma carga horária de 8 horas/aula semanais em inglês, com o acréscimo das seguintes disciplinas: Digital Literacy, Art & Design e Global Perspectives.
  • A internacionalização do currículo se estenderá, paulatinamente, para os demais segmentos, sobretudo no Ensino Fundamental I, ampliando a carga horária, em caráter experimental, no 4º e 5º, com a disciplina Digital Literacy.
  • Exames STARTERS, MOVERS, FLYERS, KET, PET, FCE e CAE – o nível de excelência de nossos alunos continua sendo posto à prova nos resultados expressivos obtidos.