Desde 1999 o Colégio Friburgo participa do Programa de Escolas Associadas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), organizado com o objetivo de criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pelo ideal da cultura da paz, valorizando aquelas que estão comprometidas em combater as diferenças sociais, que procuram ampliar a consciência crítica de seus alunos em face dos grandes problemas da humanidade e que criam uma visão ecológica sobre a conservação do meio ambiente.
Educação para Adultos
Para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar, se alfabetizar ou complementar os estudos, mantemos o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEA). O curso é gratuito e as aulas acontecem à noite, durante a semana, com a participação de voluntários da comunidade do Colégio Friburgo: pais, ex-alunos, funcionários, vizinhos e amigos da escola. Cada voluntário fica responsável por uma aula semanal, com duas horas e meia de duração, de determinada matéria.
Ensino Médio Noturno
Direcionado a jovens oriundos de escolas públicas, o Colégio Parâmetros, vinculado ao Instituto Friburgo, recebe no Ensino Médio Noturno alunos que são selecionados junto com a ASAM – Centro de Apoio ao Jovem, onde, após concluir esse Ensino Médio, fazem cursos sobre práticas administrativas e são encaminhados para o mercado de trabalho. Esses alunos recebem bolsas de estudos e complementam sua formação regular na escola, de forma totalmente gratuita, em aulas ministradas pelos mesmos professores do período da manhã do Colégio Friburgo.
A proposta do curso considera, além de conhecimentos acadêmicos, a construção da cidadania e recursos para ampliar o universo cultural dos jovens estudantes, permitindo maior compreensão do mundo e de si próprio.
Mediação de leitura
O projeto, que existe no Colégio Friburgo desde 2001, propõe a interação de alunos do 8º ano em diante com crianças em situação de risco, a partir da leitura dramatizada de livros por eles selecionados.
Os estudantes passam por uma capacitação, para entender o que é uma criança em situação de risco e aprender a realizar dinâmicas motivadoras com os pequenos, selecionar livros infantis de qualidade e fazer leitura dramatizada. Mais tarde, aprendem a fazer planejamentos e relatórios sobre o trabalho.
As visitas à instituição escolhida permitem às crianças, que estão em fase de alfabetização, o contato com literatura de qualidade. Para os nossos alunos voluntários, a oportunidade de realizar vivências